A técnica “chiffon”, criada há 86 anos pelo norte-americano Harry Baker, consiste na formação de uma emulsão a partir da mistura dos ingredientes oleosos e líquidos com a junção de claras batidas em neve. Este processo resulta em um bolo fofo e macio, mais denso e cremoso que o pão de ló, e que também pode ser considerado mais saudável que as receitas tradicionais.

Por que Bolo Chiffon é mais saudável?
Eles são menos doces e menos gordurosos, pois levam apenas um quarto da quantidade de açúcar das receitas mais populares e não são feitos com manteiga. A massa é obtida através da mistura de óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromatizante.

Como é preparado com óleo vegetal, a massa se mantém úmida por mais tempo. Diferente do bolo preparado com manteiga, mesmo gelado, o bolo de chiffon continua macio e leve – para isso é imprescindível bater muito bem os ingredientes oleosos com os aquosos e formar a emulsão.

Como fazer
Ingredientes secos:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
Ingredientes líquidos:

2/3 de xícara de água morna
1 colher de sopa de essência de baunilha
3/4 de xícara de óleo
6 gemas

Claras em neve:

7 claras
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão
Primeiro, misture os ingredientes secos peneirados (farinha, fermento, açúcar e sal). Em seguida, misture toda a parte líquida (água, essência, óleo e gemas). Depois, com a batedeira, misture as duas partes aos poucos e bata bem por 2 minutos.

Paralelamente, bata as claras em neve (açúcar, claras e suco de limão).

Por fim, adicione aos poucos as claras batidas em neve delicadamente para incorporar ar à massa. Esse ar, quando bem homogeneizado, vai ajudar a alocar o CO2 que será produzido pelo fermento quando o aquecimento começar.

O que Achou?! Comente você também:

Salve NOS SIGA - isso no Seu PINTEREST:

SEGUIR AGORA !

Gostou? Curta, Compartilhe e Nos acompanhe agora no FACEBOOOK: